Pirei no Conto

Pirei no Conto

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Crônica: A Intangibilidade do Encontro

     





Deveria haver uma nova classe de verbos. Há os de ligação, os transitivos e os intransitivos.
Sugiro uma nova classe: os verbos espelhados.
Porque há aqueles que nos permitem, em um exercício de devaneio, entrar em uma casa de espelhos. Um lugar em que o espelho é sempre o outro, e o espelho do outro é você mesmo.
            Como o verbo “pensar”.
Eu penso sobre o que você é.
E você pensa sobre o que sou.
Mas eu também posso pensar sobre o que você pensa de mim. E assim por diante.
É sempre possível acrescentar mais algo: eu penso no que você pensa que eu penso que você pensa que eu penso que você pensa que eu penso que você pensa que eu penso...
E continuar nesse encadeamento para sempre.
E nisso, seus olhos refletem os meus até não mais poder.
 E o que você, ou eu percebemos, de fato, entre esses espelhos?
Talvez muito pouco.
Pois afinal, quem pode dizer que realmente conhece ou entende o outro?
Mas apesar dessa impossibilidade de sabermo-nos, há uma continuidade entre mim e você, e de nós a qualquer pessoa.
Pois o que exalo em minha respiração um dia poderá fazer parte de você:  o ar que sai de meus pulmões um dia será absorvido pelos seus, e fará parte de seu corpo.
E todos os átomos, de tudo que existe, inclusive do meu e do seu corpo, foram formados dentro de fusões ocorridas dentro de estrelas.
Que um dia deixaram de existir, formaram nebulosas, e de lá nasceram outras estrelas... Inclusive nosso sol e nosso planeta.
Deste pó criado das estrelas viemos. E a este pó um dia retornaremos.
E após a sua e minha morte, começará nossa metamorfose:  a água do meu e do seu sangue e de suas e de minhas lágrimas formarão nuvens e rios. O ar sairá por nossas narinas e será atmosfera. Nossos músculos e ossos farão parte dos grãos de terra.
Elementos que serão absorvidos pelas raízes das plantas, respiradas pelos animais, bebidas por pessoas que não conheceremos. Formarão outros seres vivos, e outros seres humanos.
Se nossa consciência é finita e curta, nossa vida é eterna, e somente se transforma em outras vidas.
Somos e não somos os mesmos seres.
Mas o que realmente somos?
Vivemos essa constante ironia: nossas mentes encontram-se eternamente nessa casa de espelhos e de sombras...
Mas que fora delas é uma e só coisa, múltipla e sem limites.
E de toda essa contradição de nosso olhar, de nosso vir-a-ser, ao transcender o ponto de vista breve de um ser humano...  Essa aparente casa de espelhos reflete a si mesma, e torna-se algo além. Um ponto e um centro.  
Que de ponto, torna-se infinito.
Tão próximo, e tão intangível.






*************************************************





"Como diria Raul Seixas: 'Ser ou não ser, eis a questão...' Peraí, acho que tem algo errado aqui..."




Ok, enquanto eu tento tirar essa taturana da cabeça... 
Seja esperto, e deixe seu comentário, suas críticas e elogios!  ;)  


Beijos do cerrado, queridos! E até o próximo post! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário